Táctica I
Vou tentar explicar todas os passos para a criação de uma táctica, segundo a minha abordagem ao jogo. Ao desenhar uma táctica é preciso ter sempre em conta a equipa que estamos a treinar.Todas as equipas podem jogar em qualquer formação, desde que tenham jogadores para isso. Mas nem todas as equipas podem jogar ao ataque. Quanto melhor for a equipa mais criativo se pode ser no desenho táctico.
Existem quatro tipos de equipa:
Equipas Fracas - equipas que lutam pela manutenção. As opções tácticas são limitadas. Devido à sua baixa reputação, os adversários tomam uma postura mais ofensiva. Por isso, a táctica implementada deve ser mais solida defensivamente e tentar aproveitar o contra-ataque.
Equipas Médias - equipas previstas para o meio da tabela. Neste tipo de equipas as escolhas tácticas são importantíssimas. Aplica-se uma estratégia mais defensiva contra equipas mais fortes, mas é preciso saber atacar e dominar contra equipas fracas.
Equipas Boas - equipas que lutam por um lugar europeu. Já possuem jogadores de qualidade, o que permite jogar ofensivamente na maioria dos jogos. No entanto, a estratégia tem que ser adaptada para jogar frente às equipas de topo.
Equipas de Topo - equipas que lutam pelo título. Estas equipas permitem tácticas mais criativas, devido à qualidade dos jogadores.
Foi por esta razão que escolhi o Barcelona para aplicar o 3-4-3. Em equipas de menor qualidade seria muito arriscado. No entanto é preciso analisar o plantel para escolher a melhor configuração do 3-4-3. No próximo post vou explicar mais profundamente o desenho táctico da equipa.
0 comentários:
Enviar um comentário