Táctica III
A etapa mais complicada do desenho táctico é traduzir o plano de jogo para o Football Manager. Como já referi, eu penso que o Criador de Tácticas veio ajudar a ultrapassar essa dificuldade. Utilizando uma linguagem futebolística, é assim possível criar uma táctica de uma forma simples e concreta.No entanto, o Criador de Tácticas tem as suas desvantagens. Apesar de ser mais simples criar uma táctica, existe menos controlo sobre as instruções. A melhor maneira de aproveitar as vantagens dos dois métodos é construir a base da táctica no Criador de Tácticas e depois ajustar as instruções que não nos agradam, através da opção Avançado.
Vou mostrar, para todas as posições, as alterações que fiz às instruções standard do Criador de Tácticas.
A partir do Criador de Tácticas criei a base e depois fiz algumas alterações. Subi a defesa para manter a equipa compacta, que facilite o jogo de passe curto e a pressão alta. Pelas mesmas razões diminui o comprimento da equipa. Aumentei a temporização para reproduzir ao máximo o passe e corte, característico do Barcelona de Cruyff.
Guarda Redes libero básico, para cobrir os passes nas costas da defesa. A única alteração é a distribuição para Piqué.
Piqué será um defesa que joga a bola, para permitir o seu envolvimento numa fase inicial da construção. Encurtei um pouco o seu passe para que ele passe predominantemente para Xavi, que vai descer para receber a bola.
Puyol terá a tarefa de Bloqueador. Ele pressionará mais que os outros defesas, permitindo a antecipação de passes e o acompanhamento de avançados que desçam no terreno.
Defesa central simples. A única alteração que fiz foi ordenar Abidal a jogar pelos flancos, o que eu penso que vai permitir um melhor posicionamento nas transições defensivas. É apenas uma experiência...
Diminui a mentalidade de D. Alves para formar a linha de quatro defesas, quando sem bola. De resto, todas as alterações foram feitas para aproveitar as qualidades do jogador.
Médio defensivo, com passe curto para passar para Xavi mal recupere a bola. Diminui a pressão, para que o médio defensivo se mantenha atrás da linha de quatro do maio-campo.
Construtor de jogo simples. As alterações feitas asseguram a manutenção da linha de 4 do meio-campo, quando sem a bola.
Construtor de jogo avançado. Neste papel, Iniesta deverá receber a bola de Xavi ou do médio defensivo, e fazer o último passe. Diminui os cruzamentos para manter Iniesta no centro do terreno.
Estas são as instruções de Messi. As de Henry são semelhantes. A única diferença é que Henry tem um passe mais curto, pois se pretende que Messi seja tenha um alcance de passe maior, para poder colocar toda a sua criatividade em campo.
Ibrahimovic é um avançado completo. Apenas diminui o "Correr do fundo" para que o jogador desça no terreno e arraste a marcação, abrindo espaço para as diagonais de Messi e Henry.
1 comentários:
Apenas tenho a dizer que o que temos aqui é trabalho de um profissional!
19 de julho de 2010 às 23:25Há pessoas ligadas directamente ao desporto que não tem esta clareza e qualidade de ideias!!!
Parabéns
Enviar um comentário