Construção Táctica da Equipa
"Não é uma tarefa simples estruturar a construção táctica de uma equipa através de princípios que façam sentido, que sejam úteis e bem organizados. No entanto, um treinador pode formular regras em que pode basear o trabalho da equipa.
Eu acredito fortemente que um treinador deve manter-se fiel aos seus princípios dentro do processo de construção da equipa, mesmo que haja a hipótese de o resultado de um jogo não o favorecer." Rinus Michels
Muitos treinadores virtuais concentram-se demasiado nas tácticas e nos jogadores, e acabam por passar ao lado de uma visão global do Football Manager. Os criadores deste jogo preferiram nunca publicar um manual oficial, justificando esta opção através do interesse em analisar as diferentes abordagens que os treinadores virtuais desenvolveram para ultrapassar os vários obstáculos. O Football Manager é, no fundo, um jogo de abordagens distintas. Cada um tem os seus métodos.
Desde o Championship Manager 2001/2002, o jogo desenvolveu-se para algo muito complexo, mas ao mesmo tempo muito perto do futebol real. A minha abordagem ao Football Manager consiste no planeamento, a longo prazo, da construção táctica da equipa. Este conceito parece complicado mas eu vou tentar ser claro.
Cada Treinador tem a sua própria filosofia de jogo, e isso só depende da forma como cada um pretende jogar. Partindo desses princípios, é preciso avaliar se o plantel é capaz de cumprir com eficácia aquilo que o treinador pretende. É perfeitamente normal que a equipa não consiga reproduzir todas a ideias do seu treinador, principalmente numa fase inicial. Logo, é o trabalho do treinador moldar a sua equipa através de um processo de construção táctica.
Para dar um exemplo, para aplicar o 3-4-3 teremos de possuir um plantel com superior qualidade de passe, de modo a conseguirmos manter a posse de bola o maior tempo possível. Tendo em conta este principio de jogo, escolhi a equipa que me parece mais preparada para integrar o 3-4-3. O FC Barcelona. A qualidade de passe dos seus jogadores dá uma boa base de trabalho para aplicar este sistema.
É um erro pensar que todo o trabalho está feito. Para aplicar um sistema tão exigente como 3-4-3, vai ser necessário um planeamento minucioso. Desde contratações, jogadores dispensados, novo staff, programas de treino, pré-época, tudo tem de ser pensado em função da filosofia táctica escolhida. No próximo post irei mostrar como desenhar uma táctica, neste caso um 3-4-3 inspirado pelo "Futebol Total".
Fiquem ligados!
0 comentários:
Enviar um comentário