sexta-feira, 9 de julho de 2010

Primeiro Desafio

O primeiro desafio deste blog será tentar reproduzir o mais arriscado, mas também o mais emocionante sistema do futebol mundial. Desde o Ajax de Rinus Michels até à Dream Team de Cruyff, o 3-4-3 tem sido sinonimo de bom futebol, praticado por alguns dos melhores jogadores de sempre.

A aplicação deste sistema necessita de jogadores que compreendam a sua dinâmica de uma forma muito mais profunda do que qualquer outro sistema. Um dos grandes obstáculos à sua utilização é a dificuldade de jogar com 3 defesas.

Com menos elementos, a equipa é obrigada a alargar defensivamente para cobrir efectivamente toda a largura do campo. No entanto, deve ao mesmo tempo evitar deixar grandes espaços entre os defesas, que possam ser aproveitados por médios que venham de trás.

Com quatro elementos no meio-campo, este sistema domina, teoricamente, esse espaço do terreno e os jogadores saem com grande facilidade em transições ofensivas rápidas, devido à colocação inicial dos jogadores. A grande dificuldade de jogar em 3-4-3 é conseguir a mesma rapidez nas transições defensivas.

A solução para as fragilidades defensivas deste sistema reside numa elevada posse de bola. Se a bola for circulada com qualidade, passes curtos e pouco arriscados, a equipa perderá poucas vezes a bola e evitará ser surpreendida por contra ataques que a apanhem desequilibrada.

O 3-4-3 tem várias variantes, que dependem da filosofia do treinador e dos jogadores que ele tem à sua disposição. Os 3 defesas podem ser 3 defesas centrais ou 2 laterais e 1 central. A configuração do meio-campo pode também variar entre losango do Barcelona de Cruyff (fig.1), em quadrado com dois médios à frente da defesa (fig.2) ou em linha.

Porém, existe uma variante do 3-4-3 que nunca foi aplicada no futebol real e que me apela particularmente. Se partirmos de um 3-4-3 com 3 centrais e um meio campo em losango e recuarmos os extremos para a linha do nº10 obtemos uma espécie de 3-3-3-1(fig.3). Esta parece-me a forma mais racional de distribuir os jogadores em campo e irá certamente ser um desafio aplicar esta formação.

O objectivo deste desafio será criar um conjunto de tácticas em 3-4-3, com todas as suas variantes, e aplicá-lo com sucesso a uma equipa. Isso poderá demorar algumas épocas, pois vai ser necessário reunir um plantel com qualidade suficiente para reproduzir este sistema.

No próximo post, eu irei anunciar a equipa que vou utilizar neste desafio e enumerar alguns dos pontos chaves para alcançar o objectivo.

Fiquem atentos!

0 comentários:

Enviar um comentário